Ao imitar algo ou alguém, a criança vive a ilusão de ser ou ter aquilo que desejaria para se sentir mais forte, protegida, segura e até mais amada. Essa imitação a ajuda a se expressar, se fortalecer, se exibir, buscando seu lugar dentro e fora da família".
Vestir a fantasia facilita essa incorporação do personagem e a vivência de suas habilidades, ajudando o enfrentamento dos obstáculos do cotidiano. André, por exemplo, lancha e depois escova os dentes sem drama quando está na pele de um de seus heróis e essas atividades são tratadas como "bat-tarefas".
As fantasias são usadas ainda para uma primeira associação de gêneros: os meninos bancam os super-heróis e as meninas, as princesas.
Os jogos de imaginação das crianças são uma boa oportunidade para aprendermos mais a respeito delas. Elas podem dar pistas do que gostam ou não gostam, pois ressaltam isso nas fantasias.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
A Importância da Fantasia para as Crianças
A festa a fantasia foi um sucesso!
A manhã foi divertida!
Passeio pelo bairro com nossas Fantasias!
Dia 26 de maio - Festa a Fantasia
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Brincar é...
Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papeis sociais. A diferenciação de papéis se faz presente, sobretudo no faz-de-conta, quando as crianças brincam como se fossem o pai, a mãe, o filhinho, o médico, o paciente, heróis e vilões etc., imitando e recriando personagens observados ou imaginados nas suas vivências.
Brincando em sala de aula...
Ao brincar...
Brincar é, assim, um espaço no qual se pode observar a coordenação das experiências prévias das crianças e aquilo que os objetos manipulados sugerem ou provocam no momento presente. Pela repetição daquilo que já conhecem, utilizando a ativação da memória, atualizam seus conhecimentos prévios, ampliando-os e transformando-os por meio da criação de uma situação imaginária nova.