quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Como lidar com o medo infantil?


- Dê atenção, questione e estimule a criança a enfrentar o medo irreal (ou inimigo): ela encontrará sozinha uma solução para suas fantasias. Exemplo: a sombra na parede pode se transformar em uma aliada no confronto dos medos (em vez de causá-los).

- Não gaste tempo demais falando sobre o assunto para evitar que a criança fique ainda mais ansiosa. Mude de tópico, distraia.

- Fale a verdade sobre os medos reais (ou amigos) para que a criança construa noções de perigo. Exemplo: ela tem de saber que escadas, piscinas e animais presos representam riscos. Mas faça isso sem aterrorizá-la.

- Brinque com seu filho e entre na fantasia dele (a do bicho-papão, por exemplo): experiências lúdicas ajudam os pequenos a lidar com seus anseios.


- Bonecos e brinquedos treinam a criança para a vida. Os pequenos costumam representar em brincadeiras o sentimento de medo frente a uma situação real, como a ida a um hospital.
- Avalie a intensidade do medo e fique atenta para o limite da normalidade, que é a rotina saudável de vida.

- Faça a apresentação formal das pessoas para que a criança saiba que aquele estranho tem autorização do pai para se aproximar. É verdade que nem sempre isso funciona. Nesse caso, é preciso ter paciência e saber dar tempo ao tempo. Essa fase passa. Mas é importante não confundir o choro da criança que fica sem a mãe a semana inteira e não quer largar o colo no fim de semana do choro de medo de estranhos.

- Ofereça objetos para ela se sentir mais segura, principalmente na hora de dormir sozinha. São os chamados objetos transicionais, que reduzem a ansiedade da criança durante a passagem da vida desperta para o sono. Pode ser o famoso ursinho, o naná, a boneca e até a mantinha. O importante é que ele tenha algo familiar à mão para enfrentar os temores na hora de dormir.

- Jamais use o medo da criança como meio de poder: além de cruéis, ameaças de deixar o filho sozinho ou no escuro reforçam o medo inimigo.

Extraído do site:

Você tem medo de quê?

Através da leitura do Livro João e Maria, descobrimos que podemos ter medo...
Nós temos medo de:
BRAYAN: “COBRA”.


CAUÃ: “MONSTROS”.


EDRIANE: “LEÃO”.


FRANCISCO: “CAVALO”.


GABRIELI: “MONSTROS”.
HELMUTH: “DE NADA. EU CHAMO MEU PAI”.

ISABELLA: “BONECOS”.


IZADORA: “NADA”.


KYARA: “BRUXA”.


MANUELA: “COBRA”.


MATHEUS: “COBRA”.


RAFAEL: “DO ESCURO E DE BICHOS NA CAMA”.


VÍTOR: “DINOSSAURO”.


WESLEY: “COBRA”.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Festa Literária!

Dia 25/08 fomos até a Festa Literária para assistir o Teatro "Uma traça chamada Biblió". Estava legal! As crianças fizeram um show à parte... cantando "Era uma Vez" no microfone e até subiram no palco para serem entrevistadas pela Traça Biblió.













Doação de Brinquedos

Ganhamos brinquedos! Esta doação deixou nossa turminha muito feliz!!










sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dia dos Pais

Homenagem aos nossos queridos pais...















segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Volta às aulas

O recesso escolar chegou ao fim e os amiguinhos do Maternal II retornarão à escola.
Nossa turma terá novidades! Os alunos Luís e Thalia passarão para a turma do Jardim e receberemos seis alunos do Maternal I, que são: Cauã, Kyara, Francisco, Edriane, Mateus e Isabela. Ficamos felizes em receber esses amigos que serão muito bem-vindos!
Sabemos que queremos um mundo melhor... por isso sonhamos...
Quando sonhamos, damos o primeiro passo nesta direção transformando ideias em projetos; problemas em caminhos; desejos em conquistas; crianças em cidadãos; sonhos em realizações!
Depende de cada um de nós: Professores, Pais, Direção e Comunidade neste grande desafio, pois as intervenções reais na construção do futuro já começou!

  Grande abraço!

  Fabiane e Ester - Professoras do Maternal II