O Maternal II da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim da Alegria, de Dois Irmãos – RS, iniciou o projeto com um passeio pelo bairro Travessão para reconhecimento de placas de trânsito e seus significados. Fez-se questionamentos sobre as cores, os símbolos das placas e onde elas estavam situadas. Identificou-se para quem se destinava cada placa e imitamos os automóveis, parando quando se avistava uma placa de “Pare”, andando pela faixa de pedestres, olhando para os dois lados ao atravessar as ruas.
Em sala de aula, após reconhecer uma sinaleira e aprender sobre suas cores e significados, fez-se a montagem de uma com Eva e cada um explicou para que serviam as cores vermelha, amarela e verde.
Pensou-se em propor atividades que dêem possibilidades aos alunos de estabelecerem suas próprias estratégias, então, em outro momento, no decorrer da semana, os alunos trouxeram para a escola um meio de transporte, podendo ser bicicleta (com e sem rodinha), motoca ou patinete. Fizemos a montagem de uma pista de trânsito na escola vizinha, que tem um ginásio grande, contendo sinalizações, figura do guarda de trânsito, regras, multas e percurso com curvas.
As crianças escutaram as orientações e seguiram o caminho, observando quando havia alguém “atravessando” a rua, na faixa de segurança; a cor que estava a sinaleira – se podiam prosseguir. No decorrer do trajeto, eles iam trocando o meio de transporte por uma placa, que vestiam e iam participar como sinalização.
Nesta situação, o professor coordena o processo de aprendizagem, criando ações problematizadas, introduzindo novas informações, dando condições para que os alunos avancem em seus esquemas de compreensão da realidade e a criança é vista como sujeito ativo e usa sua experiência e seu conhecimento adquirido para resolver os problemas que surgem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário